quarta-feira, 11 de julho de 2012

Quem você levaria ao partir?


 
Saudade é basicamente não saber"
(Miguel Falabella)


Sempre me perguntam se eu acredito que "o amor pode ser eterno?". Sim, eu acredito. Acho que as pessoas podem amar alguém até o fim da vida. Eu posso, eu tenho podido. Acho até que as pessoas podem se manter na vida somente por ainda amarem alguém. Acredito que um sentimento de amor pode ser eterno, agora se um relacionamento de amor pode durar a vida toda eu não sei. Vai depender do tempo, vai depender de tanta coisa que não depende de você, vai depender até de você não depender do outro para ser feliz. Para durar ou para terminar o amor vai precisar de muita coisa, para começar o amor vai precisar de algo simples: um local em comum para um encontro. Pode ser o chat na Internet, aquela boate, a sala de aula, o trabalho. Toda amizade, todo amor tem um local que marca seu nascimento, o encontro. O amor é um encontro lutando contra o desencontro.

Do local do meu amor por você eu parti primeiro, você ficou, mas de certo modo isto me fazia ter ficado um pouco também. Eu sentia falta de você ao sair de lá, mas era um conforto saber que você estava lá. Alivia a saudade saber onde alguém está, sabia? A imaginação preenche os vazios que as ausências deixam. Para as dores de amor, doses ilimitadas de delírio (eu recomendo). O meu delírio era voltar, te encontrar lá de novo e recomeçar a felicidade que sentimos juntos naquele local. Que tolice achar que um local pode guardar a felicidade que duas pessoas sentem ao estarem juntas.  Que estupidez pensar que um lugar pode preservar o amor que as pessoas sentem. É como se em algum lugar do mundo aquele lugar estivesse nos esperando para revivermos todas as coisas boas e vivermos novas ainda melhores. É como se lá a gente ainda risse sem motivo, corresse um atrás do outro jogando água, feito crianças, é como se lá não fôssemos tão espertos quanto hoje, é como se lá ainda fôssemos idiotas. Acho que amor é isto: encontrar alguém com quem você possa ser idiota. E eu amava ser um idiota ao seu lado, idiotas são mais felizes, não há tristeza quando se é um bobo.


Mas agora você também partiu deste lugar que me lembrava tanto você e a alegria que eu sentia. A cada dia era para lá que eu queria voltar, mas agora realmente falta nós lá, não só em lembranças, mas fisicamente. Por que eu sinto uma perda do que eu nem tinha? Por que eu sinto a ausência de alguém que se foi de onde eu nem estava mais? Eu não sei explicar o que sinto, mas eu sinto. Quero poder no futuro conjugar o verbo no passado e dizer "amei", mas hoje ainda conjugo no presente. Hoje as lembranças mais doces ainda são as suas, e as nossas lá. Alguns amores se encontram por todo o sempre, outros amores combinam de se desencontrar, outros seguem esperando, nem que seja um dos dois, mas há alguém esperando pelo novo encontro, levando constantes bolos do destino, mas esperando. E quando alguém se desencontra, quando alguém parte sempre carrega lembranças e pertences que a gente costuma levar em uma caixa de papelão. Quando você se foi eu fiz parte das suas lembranças, eu fui algo que você levou com você? Acho que amor é também não querer ser esquecido. Eu não esqueci. Vou sonhar com um novo lugar para nós, com um novo encontro, um novo começo. Todo amor precisa de um lugar, mesmo que seja em uma gaveta, guardado, com carinho. E ao partir você me levaria na sua caixa de papelão ou quem sabe ainda há algum espaço para mim no seu coração? Minha caixa ainda é feita de dúvidas, mas dentro dela, lá no fundo, tem guardada uma certeza, e é tudo o que sinto por você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário