sábado, 26 de março de 2011

A ROUPA É QUEM A VESTE


Um homem de poucas posses, mas estimado e respeitado na aldeia, foi convidado para jantar em casa de pessoas ricas que queriam dá-lo como exemplo de trabalho esforçado e de humildade, mas também da sua tolerância para com os desfavorecidos.
Apresentou-se o homem na casa dos anfitriões com as roupas que costumava usar todos os dias, pobres e esfiapadas, verificando que todos evitavam cumprimentá-lo, por serem tão visíveis os sinais das suas parcas posses.
Tomou então uma decisão. Foi a casa e vestiu a única peça de roupa de qualidade que possuía e que mantinha guardada para uma ocasião especial.
Deu-se então conta, ao regressar a casa dos ricos anfitriões, de que o tratamento que lhe estava reservado mudara radicalmente. Agora, desde os criados aos senhores da casa, todos se lhe dirigiam com deferência e respeito.
Quando o jantar foi servido, despiu a túnica que levava vestida sobre as roupas andrajosas e atirou-a para cima da mesa.
Encolerizado, o anfitrião perguntou-lhe na presença dos outros convidados:
— Por que ages desse modo?
— Porque percebi que a minha roupa é que recebeu as vossas atenções e cumprimentos e não eu.
Dizendo isto , dirigiu-se à porta e saiu , deixando os convivas num embaraçado silêncio.

Um comentário:

  1. Infelizmente vivemos em uma sociedade onde o ser humano é valorizado pels suas posses e aparências(imagem) Pena!! Porque o maior valor sabemos é a Essência*. Seu:- Caráter,Honestidade,Fidelidade,Amor ao Próximo e Confiança.Sua beleza interior.Quem ás vê somente quem da oportunidade para ter Olhos para esses Seres.Muitos tem uma bagagem maravilhosa de Vida.Um Aprendizado,que nem os melhores livros e Escolas do mundo são capazes de passar. Paz e Amor.Abços de luz

    ResponderExcluir