segunda-feira, 29 de abril de 2013

Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, Quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, Eu sinto saudades... Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, De pessoas com quem não mais falei ou cruzei... Sinto saudades da minha infância, Do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro, Do penúltimo, e daqueles que ainda vou vir a ter, Se Deus quiser... Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo, Lembrando do passado e apostando no futuro... Sinto saudades do futuro, que se idealizado, Provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser... Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei, De quem disse que viria e nem apareceu; De quem apareceu correndo, sem tempo de me conhecer direito, De quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer. Sinto saudades dos que se foram E de quem não me despedi direito, Daqueles que não tiveram como me dizer adeus; De gente que passou na calçada contrária da minha vida E que só enxerguei de vislumbre; De coisas que eu tive e de outras que não tive, mas quis muito ter; De coisas que nem sei como existiram, mas que se soubesse, De certo gostaria de experimentar; Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, Não sei aonde, Para resgatar alguma coisa que nem sei o que é E nem onde perdi... Vejo o mundo girando e penso que poderia estar Sentindo saudades em japonês, Em russo, em italiano, em inglês, Mas que minha saudade, Por eu ter nascido brasileira, Só fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota. Aliás, dizem que se costuma usar sempre a língua pátria, Espontaneamente, quando estamos desesperados, Para contar dinheiro, fazer amor e declarar sentimentos fortes, Seja lá em que lugar do mundo estejamos. Eu acredito que um simples "I miss you", Ou seja, lá como possamos traduzir saudade Em outra língua, nunca terá a mesma força E significado da nossa palavrinha. Talvez não exprima, corretamente, A imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas. E é por isso que eu tenho mais saudades... Porque encontrei uma palavra para usar Todas as vezes que sinto este aperto no peito, Meio nostálgico meio gostoso, Mas que funciona melhor do que um sinal vital Quando se quer falar de vida e de sentimentos. Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, De que amamos muito do que tivemos e lamentamos as coisas boas Que perdemos ao longo da nossa existência... Sentir saudade é sinal de que se está vivo!

Foto: Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
Quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
Eu sinto saudades...
Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
De pessoas com quem não mais falei ou cruzei...
Sinto saudades da minha infância,
Do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
Do penúltimo, e daqueles que ainda vou vir a ter,
Se Deus quiser...
Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo,
Lembrando do passado e apostando no futuro...
Sinto saudades do futuro, que se idealizado,
Provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...
Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei,
De quem disse que viria e nem apareceu;
De quem apareceu correndo, sem tempo de me conhecer direito,
De quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.
Sinto saudades dos que se foram
E de quem não me despedi direito,
Daqueles que não tiveram como me dizer adeus;
De gente que passou na calçada contrária da minha vida
E que só enxerguei de vislumbre;
De coisas que eu tive e de outras que não tive, mas quis muito ter;
De coisas que nem sei como existiram, mas que se soubesse,
De certo gostaria de experimentar;
Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que,
Não sei aonde,
Para resgatar alguma coisa que nem sei o que é
E nem onde perdi...
Vejo o mundo girando e penso que poderia estar
Sentindo saudades em japonês,
Em russo, em italiano, em inglês,
Mas que minha saudade,
Por eu ter nascido brasileira,
Só fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota.
Aliás, dizem que se costuma usar sempre a língua pátria,
Espontaneamente, quando estamos desesperados,
Para contar dinheiro, fazer amor e declarar sentimentos fortes,
Seja lá em que lugar do mundo estejamos.
Eu acredito que um simples "I miss you",
Ou seja, lá como possamos traduzir saudade
Em outra língua, nunca terá a mesma força
E significado da nossa palavrinha.
Talvez não exprima, corretamente,
A imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas.
E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra para usar
Todas as vezes que sinto este aperto no peito,
Meio nostálgico meio gostoso,
Mas que funciona melhor do que um sinal vital
Quando se quer falar de vida e de sentimentos.
Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis,
De que amamos muito do que tivemos e lamentamos as coisas boas
Que perdemos ao longo da nossa existência...
Sentir saudade é sinal de que se está vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário