terça-feira, 5 de abril de 2011

Envelhecer não é Perecer



Nós envelhecemos quando perdemos interesse pela vida, quando deixamos de sonhar, de ansiar por novas verdades e de procurar novos mundos para conquistar”.

(Joseph Murphy,p.286 )


Muitas vezes achamos que os cabelos brancos de nossos idosos indicam velhice, o que não vemos ou sabemos é que por trás de toda essa aparência, existe uma grande e incontestável riqueza no que diz respeito à experiência de vida. Podemos perceber isso pelos nossos avós, muitas vezes pelos nossos pais, e esses são donos de uma incontestável sabedoria de vida.


Eu acredito muito no que os idosos têm a nos ensinar, mais infelizmente ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, e que não valorizam aquela que deveria ser chamada de melhor idade, os nossos idosos não tem vez e nem voz. Estamos cansados de ver nos veículos de mídia, o descaso e a violência que muitas das vezes parte da própria família, que não tem a paciência de dar ao mesmo os cuidados e a atenção devida a esses seres tão maravilhosos que são nossos idosos.


Talvez por sua fragilidade, muitas pessoas passam a enxergar-los com desprezo, pena e preconceito, por não ver nesse ser mais capacidade para viver, aprender e compartilhar suas experiências. Os asilos são prova viva disso, onde os filhos procuram um refúgio para aquilo que consideram um impensílio em sua vida. Mais ele não se recorda de quantas vezes o seu pai e sua mãe tiveram que anular a sua vida para cuidar deles, o quanto o pai lutou para trabalhar e colocar a comida na mesa, quantas madrugadas de sono a mãe perdeu para cuidar do filho doente, essas questões parecem simples, mais são elas que deveriam pairar na cabeça de cada ser humano, para que nestes momentos, ele perceba e reflita que ele não escapará da velhice, assim como todos iremos chegar lá.


Às vezes nossos idosos não precisam só de um teto, cuidados ou outras coisas, vai muito além, as vezes eles precisam de carinho, de uma chance, mais será que nossa sociedade de hoje ou você que está lendo essa reflexão está pronto para dar essa chance? Ou dar e receber carinho desse ser tão maravilhoso? Por mais que as pessoas tenham cometido seus erros, ou serem difíceis de lidar, temos que relevar algumas coisas, por que não sabemos como vai ser quando chegar a nossa vez. Por isso devemos pensar, refletir o rumo que nós estamos conduzindo nosso mundo, nossos valores, em troca de um mundo exclusivamente cheio de interesses, individualista, materialista entre muitas outras coisas. Nós estamos perdendo nossos valores e raízes. Tudo esta se desfazendo, estamos colocando nossos interesses individuais acima de qualquer coisa, até mesmo acima do sentimento, esse que nem sei se existe com espontaneidade ou é uma simples fachada.


Eu creio que tudo é possível e que o ser humano vai voltar a olhar e avaliar e dar importância aos verdadeiros valores da vida, apesar de saber que tudo caminha de maneira muito individualista. Os nossos idosos apesar de sua fragilidade na questão física, mental, ou seja, lá qual for ela, não podemos esquecer que eles são o reflexo da nossa geração futura. E que eles têm ideais, sonhos, vontade de viver, sabedoria entre outras qualidades que não daria para listar aqui de quão grande é.



“Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor”.

(SALMOS, 92:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário