quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Não sou diferente. Já passei por muitas adversidades nessa vida. Reneguei as minhas dores muitas vezes. Tive dias claros e dias escuros. Não compreendia a paciência. Não me centralizava nos porquês. Com o tempo, sou aprendiz. Sei porém, que as adversidades são vendavais que nos testam. E só com sabedoria e força de vontade, se consegue almejar o próprio bem. Não atropele os dias, viva-os constantemente com discernimento. É para frente que o coração nos leva. ------------------- * Fran Ximenes

Foto: Aos pais espíritas

Se já recebestes as luzes do conhecimento espírita, porfiai por extrapolá-las além do vosso mundo íntimo, beneficiando a quantos vos constituem a seara familiar.

 O conhecimento enobrecedor é qual sol de radiosas bênçãos necessitando expandir-se na direção de muitos para que jamais se estiole nos arsenais do egoísmo.

Iluminai vosso lar com os ensinamentos que a Doutrina Espírita vos proporcionou ao conforto da existência.

Seja, igualmente, espírita, como vossa realidade cristã, o lar que erigistes em nome do amor, quer nos exemplos do cotidiano, quer nos testemunhos ante a comunidade espreitadora.

Seja, de igual modo, espírita, a prole que o Pai vos confiou à vigilância do coração.

 Conquanto vos rogue especial interesse e carinho na meditação da palavra de Jesus, venho suscitar-vos a análise da questão 383 de O livro dos espíritos, quando as vozes celestes nos forneceram excelentes informes em torno das responsabilidades paternas diante da reencarnação.

Transcrevemos, colaborando na pesquisa, o parágrafo que destacamos neste registro: “Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período [a infância], é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo”.

Não negligencieis, pois, com os vossos encargos maiores.

Olvidarmos a educação da criança ou do jovem será contribuirmos para a decadência da Humanidade.

Por certo, a pediatria garantirá a higidez do homem, tanto quanto a instrução burilará os arraiais da cultura. Mas, somente a educação, principiada a partir do lar, será garantia da paz e do equilíbrio mundial a que todos almejamos em nome da concórdia e da fraternidade.

Jamais titubeeis ante vossos deveres fundamentais.

Oferecei aos rebentos de vosso amor o amor de vossa dedicação a Jesus.

Se vosso carinho é capaz de selecionar o melhor alimento para a saúde da prole, o mais eficiente agasalho para cobrir-lhe a nudez, o medicamento indispensável à manutenção da saúde, nunca poderá ser omisso na escolha das verdades espirituais que auxiliarão no adiantamento moral que o Espírito requer.

Descobristes os celeiros da Doutrina, um tanto avançado em idade, contemplando os filhos amadurecidos no corpo? Tanto melhor! O testemunho de vossa experiência será o mais veemente apelo a que excursionem convosco pelos novos horizontes da fé que raciocina.

Albergais junto ao coração os filhinhos implumes, frágeis ornamentos da vinha doméstica? Melhor ainda! Tendes uma semeadura valiosa a desenvolver ante os desafios do tempo.

Não cultiveis a enganosa suposição de que os assuntos religiosos devam aguardar a maioridade dos filhos para a livre escolha de seus roteiros de fé.

Ensino que vem tardio é qual semeadura fora do tempo. Malbaratam-se as horas e perdem-se as sementes.

Auxiliai vossos filhos, crianças ou jovens, preparando-lhes o porvir, conscientes de que exibirão no futuro, aqueles mesmos caracteres que lhes plasmardes agora, para aprimorar, em seguida, os tesouros de fé e idealismo que lhes apresentais hoje.

Será justo examinardes, quanto antes, vossa posição frente à Vida.

Há lares em soledade e tédio, no presente, carpindo o abandono imposto, no pretérito, aos filhos.

Responsabilidade que assumimos é dever intransferível em nossa conta espiritual.

E aquele que se omite de seus encargos com plena consciência das obrigações a desempenhar será, invariavelmente, o devedor maior ante o inapelável Tribunal da Consciência.

Guillon Ribeiro

Fonte: Revista  Reformador

Um comentário:

  1. Rogeriaaa lindeza querida! Você sempre encantado-nos com suas delicadezas em seu cantinho mais que comentado no face!! Obgda querida! Parabéns!! Bjos meus e da minha page FLOESIA.!!

    ResponderExcluir