domingo, 13 de maio de 2012

Ampare os seus velhos

mulheridosa_regar.jpgSó abandona os seus idosos quem não os ama.

Para muitos a velhice é um fardo pesado, os familiares não têm paciência e, principalmente, amor para com o idoso que está ao seu lado.

São sempre reclamações e insatisfações, às vezes até mesmo agressão.

Mas você parou para pensar em como o idoso se sente?

São os seus movimentos que vão ficando lentos, ele não consegue correr, na maioria das vezes o seu caminhar é difícil, ele não pode ir aonde seus pés gostariam. É nesse momento que ele precisaria que outros andassem por ele e, assim, poderia ir e vir para onde quisesse.

Os seus ouvidos não conseguem ouvir como antes e aqueles que o rodeiam não têm a paciência de falar pausadamente, mais alto ou mesmo repetir.

Ele gostaria muito de ouvir o que vocês falam, de saber o que está acontecendo tanto com vocês quanto com o mundo, pois continua sendo gente que pensa e sonha.

A sua voz, agora cansada pelos anos, quer falar de um tempo que se perdeu, que está distante, falar de experiências, lembranças, solidão, de falta de carinho, de amor.

Dar conselho ou simplesmente falar e ter alguém para ouvir. Mas aqueles que o rodeiam não têm tempo, paciência de ouvir, pois os tempos são outros e de nada serviria a conversa com um velho.

É a era do computador, da tecnologia,  as coisas andam rápidas demais, não há tempo a perder.

E os cabelos foram sendo tingidos de branco, pelo tempo.

Cuide dos seus velhinhos porque um dia nós também vamos precisar de cuidados.

---------------


Um comentário: