sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Fósforo e a Vela

 
Certo dia o fósforo disse para a vela:
- Minha missão é te acender.
- Ah, não, disse a vela. Tu não vês que
 se me acendes meus dias estarão contados.
 Não faz uma maldade dessa não.
- Então queres permanecer toda
 a tua vida assim dura, fria, sem nunca 
ter brilhado, perguntou o fósforo.
- Mas ter que me queimar. Isso dói.
 Consome as minhas forças, murmurou a vela.
- Tens toda razão, respondeu o fósforo,
 esse é precisamente o mistério de tua vida.
 Tu e eu fomos feitos para ser luz. O que eu,
 como fósforo, posso fazer é muito pouco.
 Mas se passo a minha chama para ti,
cumprirei com o sentido de minha vida. 
Eu fui feito justamente para isso:
 para começar o fogo. Tu és vela. 
Tua missão é brilhar. Toda tua dor, 
tua energia se transformará em luz e calor.
Ouvindo isso a vela olhou
 para o fósforo que já se estava apagando e disse:
- Por favor, acende-me.
Na vida, é preciso coragem para
 cumprirmos a nossa missão.
Por outro lado, por vezes, mesmo
 sabendo que dizendo ou fazendo algo,
 ire-mos estar magoando alguém,
 é preferivel ter a
 coragem de fazer-mos o que está correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário