segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Testamento de um Idoso com Alzheimer

Junto com meu testamento, no qual lego a meus filhos e amigos a minha vontade de viver e meu amor a Deus e a toda a criação, faço um pedido: se, por ventura, no meu cérebro a senilidade penetrar sorrateiramente, a demência se infiltrar inesperadamente e o esquecimento, a falta de lucidez e a confusão se intalarem, por favor, lembrem que:. eventualmente, ainda tenho uma vaga ideia de minha identidade;. gosto de ser chamada pelo meu nome, aquele que meus pais me deram;. posso ainda saber onde estou e com quem estou;. posso estar gostando ou não de onde estou e com quem estou;. faço ainda questão de usar aquele tipo de sapato que toda a minha vida usei;. gosto ainda de usar a roupa ao estilo que sempre preferi;. a roupa dos outros colocada em mim me entristece;. a falta de atenção em me ajudar na higiene pessoal me traz ansiedade;. a comida de um estilo que não conheço não me apetece;. as fraldas de vez em quando me incomodam e me deixam envergonhada;. gostaria, às vezes, de caminhar para espairecer e ver a natureza;. receber uma palavrinha me faz lembrar que sou gente;. receber visitas me faz lembrar que ainda sou importante;. receber um abraço e um beijo me diz que alguém ainda tem afeto por mim;. a falta de sono não é proposital, nem intencional;. a falta de interesse está além do meu controle;. minha falta de jeito é inexplicável para mim mesma;. o esquecimento me deixa traumatizada;. tenho dores que às vezes não posso contar;. nem sempre o que me fazem fazer é o que eu gostaria de estar fazendo;. meu olhar vago não reflete o que sinto;. e se não dou um abraço é porque os meus braços não me obedecem mais;. se não dou um beijo é porque meus lábios não sabem mais o que fazer;. se não te digo que valorizo sua dedicação e seu amor é porque a ponte se partiu e perdi o caminho que me levaria a compartilhar meus sentimentos com você."ASS: UM SER HUMANO QUE ENVELHECE…Extraído do livro: Doença de Alzheimer - Vivências e Cuidados, de Lilian Alicke (gerontóloga e ex-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer

;ROGÉRIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário