sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mundo Virtual – Uma sala sem paredes



Que tempo é esse que estamos vivendo!
Pessoas conectadas a um computador em qualquer lugar do mundo trocando informações a velocidades inimagináveis, ignorando distancias e fronteiras.
É o mundo interativo da rede de computadores.
São sinapses eletrônicas do cérebro global.
O mundo virtual desencadeia bilhões de informações de um lado ao outro do planeta. Sites de relacionamento se tornam mania universal. É evidente que frequentar sites interativos é uma boa maneira de manter contatos, mas é necessário ter cuidado para conter a curiosidade, a raiva, a ansiedade e principalmente a vontade de voar sem asas por essas salas sem paredes.
E nos dias de hoje, é difícil ficar de fora das redes sociais. Ter um perfil no Twitter ou Facebook é, para muitas pessoas, uma diversão: postar fotos, pensamentos e curtir as mensagens dos amigos virtuais se transformou em um lazer da vida moderna. O problema é que muitas pessoas esquecem que o comportamento no mundo virtual pode trazer consequências negativas na vida profissional. Impor limites, portanto, é fundamental. Verificar os perfis dos funcionários nas redes sociais se transformou em uma alternativa para os RHs das empresas.
A exposição exagerada ou uma colocação errada nas redes sociais pode lhe render a desclassificação em uma entrevista de emprego, ou, em casos mais extremos, uma demissão. É preciso entender que “o fato de estar em um ambiente digital não deixa de ser social, e que, da mesma forma que a sociedade exige responsabilidade em nossos atos, no meio eletrônico não é diferente”.
Com toda essa evolução digital o internauta se sente livre para expressar seus talentos e aspectos de sua personalidade, que podem surpreender uns e aborrecer outros, isso porque todos temos um lado ambíguo de ser e ai se não conter esses impulsos pode criar uma situação no mínimo complicada.
A pessoa conectada a rede fica imersa no mundo virtual e perde-se a noção de tempo e de espaço.
Num relacionamento entre pessoas torna-se quase impossível num primeiro contato expor seus sentimentos.


Já não é o que acontece nesse mundo virtual. 
Como está num quase sonho de expectativas, carências afetivas, desejoso de ser reconhecido da melhor forma e que nem sempre é a sua real, acaba por expor suas ideias e se abre para o mundo interativo como se estivesse conversando com alguém que já conhece há muitos anos e o lado intimo de cada um se manifesta.
Tenha cuidado com amores do mundo virtual. Você deve sempre lembrar que está se relacionando com letras e números. Lembrar que as pessoas, através do anonimato da tecnologia, podem esconder sua personalidade. Por isso, muito cuidado ao acreditar nas imagens, falas, idade ou em qualquer outra característica física destas pessoas, porque nem sempre isso será verdade.
Alguns com textos e fotos, procuram mostrar como são felizes. Fala-se das viajens que já fez e pretende fazer, dos restaurantes que frequentam e como é feliz com a família. Outros se fecham num Voyeurismo... e esta lá, observando tudo e não falando nada, ou porque não quer ou porque é tímido mesmo. Existem alguns que relatam tudo o que acontece no seu dia a dia. Sua rotina, desde a hora que levanta até a hora de dormir. Há o popular, esse quer ser a ultima coca cola do deserto, milhões da amigos, super interativo. A mania do Big Brother criou manos em todo o mundo. O que tem de gente que escancara a sua vida intima e conjugal, ignora quem está lendo e não percebe o quanto está se expondo que as vezes acaba sendo indelicado. Tem aqueles que querem ser o centro das atenções e os assuntos polêmicos é com ele mesmo, e o cara do contra e discorda de tudo e de todos apenas para se sentir bem. Um levantamento feito pelo Face book mostrou que usuários que fazem mais critica, são os que recebem mais comentários. Existe o tipo bajulador, que vive dando os parabéns pra todo mundo que conhece.

Afinal o que há de mal nisso? cada faz o que bem quer.


Todas as informações que você envia pela rede ou posta num site é um verdadeiro rastilho de pólvora. Sua reputação poderá ser afetada.
No século XXI a moeda de troca é a reputação, seu bem mais precioso. Sua credibilidade pode ser afetada por uma expressão mal feita, uma postagem com uma afirmação polemica e por ai vai. Diariamente as pessoas são levadas a justiça, porque produzem provas contra elas mesmas.
Já vi casos em que a pessoa disse e atestou não ter ido trabalhar porque estava doente e logo em seguida postou fotos de uma viagem que fez naqueles dias e com isso acabou perdendo o emprego e sem contar de outras situações mais complicadas, como laços de alma, relacionamentos e flertes virtuais, envolvimentos que acabam por gerar atritos familiares e tantos outros transtornos, sem falar de maníacos psicopatas que sondam suas presas como fera a espera da refeição. Recentemente a Policia Federal desmantelou um bando de pedófilos na rede que trocavam fotos bizarras de crianças inocentes.
Por isso lembre-se, a internet é uma sala sem paredes e o que você faz é visto por milhões de pessoas.
Ouve um tempo que você assistia televisão, hoje a TV assiste você. Cuidado com a rede e navegue com cautela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário