sábado, 26 de janeiro de 2013

Amor aos Idosos


Trate bem os idosos.
Considere seriamente o que dizem, ainda que sejam coisas insignificantes: Não use no trato com eles, o imperativo verbal:" Sente!", "Levante!","Faça!","Vá!". Peça-lhes a opinião: "Quer se sentar"?, "Quer fazer?","Quer ir?". E acate a opinião deles.
Nunca critiquem a maneira como se vestem, como se portam, como mastigam a comida ou tomam sopa.
Na velhice, incapaz de perfeita coordenação motora, é provável que você tambem deixe cair comida da colher, tome sopa com ruído, não consiga controlar a tosse, a lágrima, o andar claudicante que pede o auxilio da bengala ou do andador, quando não o recurso da cadeira de rodas ou a condição final de condição final de acamado permanente.

Envelhecer
Não tenha medo da velhice. Pelo contrário, receba-a de coração aberto. A velhice é o bom tempo dos descompromissos sociais; de maior liberdade individual; de mais ampla privacidade; do amor tranquilo; de fundas reflexões sobre a vida; a morte, a espiritualidade.
Seja um velhinho simpático,limpo, bem vestido, cheio de boa vontade e humildade em relação àqueles que desejam ou devem ajudar você, ou os quais venham a precisar de sua ajuda; um velhinho sem exigências, sem impertinências; bem humorado e sumamente amoroso, capaz de dizer com o Poeta:
" Envelheçamos rindo! Envelheçamos/ Com as àrvores fortes envelhecem:/ Na glória da alegria e da bondade,/ Agasalhando os pássaros nos ramos,/ Dando Sombra e consolo aos que padecem!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário